Serviço

Defesa

por Portal PPGAU Faued
Publicado: 10/10/2017 - 16:13
Última modificação: 13/09/2024 - 13:46
Público-alvo: 
Estudante / Professor / Comunidade externa
Assunto: 
Disciplinas / Documentos / Mestrado / Serviços
Definições: 

Para obtenção do título de Mestre em Arquitetura e Urbanismo será exigida, além de outras atividades estabelecidas pelo Regulamento e pelas normas gerais de pós-graduação, obrigatoriamente, a apresentação escrita do Trabalho de Conclusão de Mestrado sobre a pesquisa, dentro da área de concentração e linhas de pesquisa do Programa.

O aluno poderá apresentar o Trabalho de Conclusão de Mestrado para defesa se já tiver obtido todos os créditos exigidos em componentes curriculares e tiver sido aprovado no Exame de Qualificação.

A defesa deverá ocorrer dentro dos prazos definidos neste Regulamento e as disposições estabelecidas pelo Colegiado do Programa.

As defesas da dissertação de mestrado serão públicas, com divulgação prévia (48h de antecedência) do local e data de sua realização. 

A banca examinadora de Mestrado será composta pelo orientador (e co-orientador) e mais dois membros e um suplente, todos com titulação de Doutor ou equivalente ou profissionais de notório saber com reconhecida experiência profissional.  Os membros da banca deverão ser aprovados pelo colegiado do PPGAU.

A avaliação final da dissertação, quando de sua defesa, se dará por intermédio das seguintes expressões:

I – APROVADO;

II – APROVADO COM REVISÕES; e  

III – REPROVADO.

No julgamento da dissertação, além dos conceitos de aprovado ou reprovado, a que se refere o caput deste artigo, a banca, prevalecendo a avaliação de dois examinadores, no mínimo, poderá atribuir o conceito de aprovado sujeito à revisão proposta pela banca antes da homologação do título pela Universidade Federal de Uberlândia.

Requisitos: 

Para os alunos

  • Ter totalizado os créditos exigidos, conforme currículo do ano de ingresso no Programa.
  • Ter a aprovação no Estágio Docência (para bolsistas) registrada no histórico escolar.
  • Não ter registrado no histórico escolar nenhuma pendência, inclusive documentos de matrícula.

Atenção: se houver qualquer pendência no histórico escolar, a defesa não será agendada.

Mencionar, obrigatoriamente, a(s) agência(s) de fomento que, integral ou parcialmente, tenham financiado atividades do trabalho. Ver: Portaria Nº 206, de 4 de setembro de 2018.

Composição da Banca:

  • Mestrado: são necessários três membros titulares (orientador, um examinador externo à UFU e um da UFU) e um suplente. 

O coorientador pode fazer parte da banca examinadora, mas não substitui nenhum desses.

A arguição e julgamento, feitos pela comissão examinadora, podem ser presencial, por videoconferência ou por parecer consubstanciado.

Orientações: 

1º PASSO -   Antes de Solicitar a Banca de Defesa

Verificar no histórico escolar todas as informações pessoais, caso haja alguma incoerência, solicitar a alteração no Setor de Atendimento ao Aluno.

Verificar se há alguma pendência registrada no histórico escolar, principalmente de documentos de matrícula. Caso haja, leve o original no Setor de Atendimento ao Aluno para que incluam no sistema.

Verificar se todos os aproveitamentos de créditos já constam no histórico escolar. Se houver qualquer certidão de estudos ainda não aprovada no sistema, entre em contato com a Secretaria.

Devolver qualquer tipo de equipamento que tenha pegado emprestado.

 2º Passo  - Na data estipulada pelo COLPPGAU

Enviar pelo portal do aluno:

1- Formulário de indicação da banca;
OBS: O "Formulário de indicação da banca" deve conter todas as informações solicitadas e a assinatura do orientador.

Enviar no e-mail do PPGAU: 

1-  Relação das Atividades Acadêmicas desenvolvidas, assim como seus respectivos comprovantes ( arquivo único)
2-  Cadastro de docente externo convidado.
3-  Comprovante de submissão de um artigo derivado de seu trabalho de dissertação, em coautoria com o orientador, para avaliação em periódico classificado no Qualis/CAPES como A1, A2, B1, B2 ou B3. Os comprovantes devem constituir uma resposta oficial, em meio impresso ou eletrônico, do recebimento da submissão do artigo.

OBS: Os arquivos devem ser enviados separados e em pdf;
          

3º PASSO - Antecedência de 30 dias

1- Elaborar a Ficha Catalográfica no Portal do Aluno e acrescentá-la no PDF da dissertação/tese. O detalhamento deste Serviço está em: Ficha catalográfica.
2- Encaminhar por e-mail,  data estipulada pelo COLPPGAU o "Formulário de entrega da dissertação.

OBS: O discente deve criar um Drive e inserir, APENAS, o PDF da Defesa de Disssertação (que deve incluir a ficha catalográfica)

ATENÇÂO: o link deve ser informado no formulário de entrega da dissertação.
Ficou decido pelo COLPPGAU que é de responsabilidade do discente compartilhar e manter o link aberto, sob pena de não realização da banca. Após o envio dos documentos e do link do Drive o discente não poderá fazer nenhuma alteração na Dissertação de defesa.

Entregar na Secretaria, com a mesma antecedência, o trabalho impresso para aqueles membros que solicitarem.

OBS.: 1- Caso necessite de um local para ensaiar a apresentação, procure a Secretaria para realizar agendamento.
           2- É essencial que o link do drive  seja encaminhado para a Secretaria, pois formalmente (registro no processo de defesa) é o Programa quem encaminha o trabalho para os membros da banca.

Parecer consubstanciado/Participação epistolar: caso algum membro da banca participe por epistolar, o trabalho será encaminhado neste mesmo prazo ao examinador que deverá enviar o parecer, "Formulário - Participação Epistolar", para a Secretaria até 10 dias antes da apresentação.

4º PASSO - Apresentação

No dia da apresentação o discente e seu orientador devem estar presentes no local com antecedência para receber os membros da banca e verificar todas as condições do local de defesa.

Não é necessário passar na Secretaria antes da apresentação. Não há nenhum documento físico que deve ser entregue neste dia.

OBS.: É necessário combinar com o orientador como será o transporte dos convidados externos e quem os buscará no aeroporto, hotel etc.

Recomenda-se verificar, na véspera da defesa, se os equipamentos a serem utilizados estão em perfeitas condições.

5º PASSO - Corrigir o trabalho

Após a apresentação, com todas as observações apresentadas pela banca, o discente deverá corrigir o trabalho e encaminhar a versão final por e-mail à Secretaria no prazo de 60 dias, conforme prevê o Regulamento.

Além disso, o discente deve depositá-lo no Repositório Institucional (RI-UFU), conforme instruções do Serviço: Repositório UFU.

OBS: se houver alteração de título, a Ficha catalográfica deve ser corrigida. O Portal do Aluno ficará disponível para acesso até 5 dias depois da apresentação.

6º PASSO - Solicitar diploma

Com todas as etapas anteriores concluídas, o discente pode solicitar o diploma. O detalhamento está no Serviço: Diploma.

DILAÇÃO DE PRAZO 

A dilação de prazo da entrega da Defesa de Dissertação poderá ser solicitada, apenas em casos excepcionais, ao colegiado do PPGAU por meio de justificativa devidamente assinadas pelo discente e orientador.

O deferimento ou não da solicitação e a definição do prazo de dilação, quando couber, caberá ao COLPPGAU

O discente deve solicitar a dilação no prazo da entrega do formulário de solicitação da Defesa de Dissertação.

Orientações: 

1. Preenchimento do Formulário de Dilação de Prazo em anexo, além de estar devidamente assinado pelas partes interessadas;
2. Anexar ao Requerimento documentos que comprovem e/ou justifiquem o pedido de dilação, como, por exemplo, laudos e atestados médicos, de trabalho e qualquer outro documento que possua valor legal;
3. Anexar novo cronograma de atividades;
4. Enviar todos os documentos solicitados no 2º Passo (seguindo as orientações)

OBS: A documentação da dilação de prazo deve ser enviada no e-mail do PPGAU (pdf único)

Setor Responsável: