Serviço

Aproveitamento de Créditos

por Portal PPGAU Faued
Publicado: 10/12/2020 - 19:22
Última modificação: 24/09/2024 - 15:13
Público-alvo: 
Estudante / Professor / Comunidade externa
Assunto: 
Disciplinas / Documentos / Mestrado
Definições: 

A convalidação de créditos é necessária quando o discente participa de uma disciplina de outro Programa de Pós-gradução, seja da UFU ou de outras universidades, e tem interesse de integralizar esse crédito no histórico escolar para abater na quantidade de disciplinas optativas exigidas, conforme o  Regulamento do Programa.

Poderão ser aproveitados créditos em disciplinas de pós-graduação, cursadas pelo candidato em outra Instituição reconhecida pelo MEC/CAPES, desde que: sejam documentadas oficialmente pela Instituição onde foram cursadas, e correspondam em até cinquenta por cento do número total de créditos exigidos em disciplinas para a conclusão do curso.

AVISO

Discentes que se matriculam em disciplina pertencente a outros programas de Pós-graduação (da UFU ou de outra instituição) devem, assim que a concluir, solicitar o aproveitamento dessa disciplina;

A administração da UFU não aceita a solicitação de aproveitamento de disciplina após a defesa de mestrado. Observamos que essa solicitação é de inteira responsabilidade do discente;

O Programa não se responsabilizará por nenhuma disciplina cursada em outro programa e nem se compromete a convalidar essa disciplina de forma antecipada;

Solicitamos aos discentes que se enquadrem nessa situação que a regularizem (abrindo o processo para o aproveitamento das disciplinas) o mais rápido possível.

Orientações: 

O pedido deve ser encaminhado pelo portal do aluno com a seguinte documentação:

  1. Histórico Escolar,
  2. Certidão de Estudo/Declaração do Setor Competente,
  3. Ementa da disciplina, com as informações gerais da matéria como temas abordados, objetivos e referências bibliográficas.

Dados obrigatórios no histórico escolar 

  • Nome da instituição de ensino superior, preferencialmente com endereço completo;
  • Nome completo do estudante (conforme registro civil), data e Unidade da Federação do nascimento;
  • Número do documento de identidade oficial (RG) com o órgão e estado emissor ou filiação ou CPF;  
  • Nome do Curso;
  • Ato autorizativo de reconhecimento do curso ou renovação do reconhecimento do curso;
  • Forma e período de ingresso (ano/semestre) na IES;
  • Relação das disciplinas cursadas, contendo período, crédito, notas ou conceitos para aprovação; 
  • Para históricos de alunos formados, constar a data da conclusão do curso, da colação de grau e da expedição do diploma; 
  • Assinatura da autoridade competente (física ou digital). Para assinaturas físicas, conter nome do responsável pela emissão e cargo.

Dados obrigatórios na certidão de estudo/declaração do setor competente

  • Nome da instituição de ensino superior, preferencialmente com endereço completo;
  • Nome completo do estudante (conforme registro civil);
  • Número do documento de identidade oficial (RG) com o órgão e estado emissor OU filiação OU CPF;
  • Relação das disciplinas cursadas, contendo período (ano/semestre), carga horária, notas ou conceitos para aprovação;
  • Assinatura da autoridade competente (física ou digital). Para assinaturas físicas, conter nome do responsável pela emissão e cargo.

OBSERVAÇÕES

  • Para matérias cursadas na UFU, mas em outros Programas, pegar no portal do aluno o Atestado de Matrícula.  Entretanto ainda é necessária a Certidão de estudos (documento 2) e a ementa da disciplina (documento 3).
  • Para aluno que foi aluno especial do Programa e têm interesse em integralizar esses créditos  é necessário somente o Atestado de Matrícula retirado do portal do aluno ou no Atendimento ao aluno.
  • Para disciplinas cursadas em outras instituições de ensino são necessários todos os documentos listados.

Passo a Passo pra Solicitação

1 - Acessar o portal do Estudante;

2 - Clicar na aba Menu/Solicitações gerais;

3 - Clicar em realizar solicitação - escolher  a opção:  APROVEITAMENTO DE CRÉDITOS

O discente deve fazer a solicitação, justificar e anexar:

a) Histórico Escolar ou  Certidão de Estudo/Declaração do Setor competente, que comprovem a realização da disciplina;

b) Ementa(s) da(s) disciplina(s) cursada(s) que se pretende solicitar o aproveitamento/equivalência;

Obs.: caso os anexos ultrapassem 512 Kb, deverá ser anexado o histórico no pedido e as ementas e demais documentos devem enviados no e-mail do PPGAU.

 

Setor Responsável: