Cidades na contemporaneidade, urbanismo e urbanização: padrões de dispersão/fragmentação e as dinâmicas de [re]estruturação intraurbana e em bordas rural-urbana nas cidades médias do Triângulo Mineiro e Alto Paranaíba/MG. - Em andamento
Publicado: 06/11/2020 - 14:46
Última modificação: 24/03/2021 - 17:13
[PROJETO EM ANDAMENTO]
O objetivo deste projeto de pesquisa é analisar “novo modelo de cidade” ou a “nova forma de cidade” que esta se configurando atualmente, e de que modo estão ocorrendo estas mudanças no processo de urbanização das cidades médias brasileiras na contemporaneidade. O objeto de estudo será inicialmente a cidade de Uberlândia, seguida das demais cidades médias do Triângulo Mineiro e Alto Paranaíba/MG, Uberaba, Patos de Minas, Araguari, Araxá e Ituiutaba. Visa pesquisar esse fenômeno, identificado como urbanização dispersa, fragmentada e segregada, onde coexistem várias periferias e vários tipos de centralidades.
Esta proposta de análise tem como precedente o projeto [Forma Urbana e Espaços Livres nas cidades Médias do Triângulo Mineiro e Alto Paranaíba] desenvolvido multidisciplinarmente, cujo objetivo foi identificar os sistemas de espaços livres de cidades médias no Triângulo Mineiro e, que entre as diversas contribuições, sobre a importância e significado dos espaços livres na estruturação do tecido urbano das cidades pesquisadas indicou a necessidade de aprofundamento das questões relacionadas às formas de produção e organização do tecido urbano através de ações dos agentes produtores de espaços, sobretudo, das novas expansões que estão se configurando para além do perímetro urbano da cidade.
Esta tendência observada em nossas cidades é o resultado do encontro entre interesses diversos e contraditórios, da força que se manifesta entre agentes produtores e consumidores do território, cujo enfoque é a dinâmica do espaço urbano, principalmente em relação a sua expansão e [re]estruturação, multiplicidade de usos, atividades e formas urbanas, em cidades cuja malha se apresenta dispersa e periférica, enquanto território e relações socioespaciais.
Para se atingir o objetivo central do trabalho, foram elencados diferentes objetivos específicos que serão analisados por etapas de pesquisa, através da atuação de discentes do mestrado e graduação através de bolsas de iniciação científica, que possibilitará atingir as metas da pesquisa.