Projeto do grupo 'Mora-Pesquisa em Habitação' vai orientar reformas em moradias de famílias de baixa renda em Uberlândia
Publicado: 10/11/2021 - 15:28
Última modificação: 10/11/2021 - 15:28
O grupo 'Mora-Pesquisa em Habitação', da Universidade Federal de Uberlândia (UFU), começou nesta semana uma iniciativa que vai auxiliar na reforma de moradias de famílias de baixa renda na cidade. O projeto pretende orientar as melhorias em casas que participam do programa "Minha Casa, Minha Vida", de forma a oferecer conforto térmico e outros benefícios.
O trabalho tem como foco as ações de enfrentamento à Covid-19 e deve seguir pelos próximos 5 meses. Neste primeiro momento, a equipe do projeto está aplicando um questionário para avaliar os impactos da pandemia no local e a estrutura da casa. Depois, serão selecionados 20 moradores para receber as ferramentas de suporte e desenvolver e testar estratégias de soluções para as reformas.
A professora da Faculdade de Arquitetura, Urbanismo e Design da UFU, Simone Villa, que orienta o projeto, explica que o grupo fechou uma parceria com a Faculdade de Computação. Com isso, foi elaborado um aplicativo com dados e cartilhas que vão auxiliar nas instalações e nos reparos dos sistemas de esgoto, na qualidade ambiental, na ventilação e na iluminação das residências.